Ataques de cachorros as ovelhas em fazenda

Uma triste realidade são os ataques de cães na fazendas, ele geralmente são direcionados aos ovinos e caprinos, os casos são em todo Brasil, principalmente no nordeste. Recentemente tivemos casos na Bahia, onde os prejuízos foram grandes, muitos criadores estão abandonados a atividade com pequenos ruminantes, por conta desses ataque que geram muitos prejuízos.

Se trata de um problema grave, mas que não tem uma solução permanente ainda, muitos falam em soluções relacionadas a extermínio dos cães errantes, ou ate em responsabilizar os donos dos cães pelos prejuízos. Uma solução paliativa muito usada por criadores é a criação de cães da raça Maremano, mas ela não adianta quando o ataque ocorre por grupos grandes de cachorros errantes.

Ovelhas e cabras são presas fáceis , haja vista que elas muitas vezes não tratam os cães como predadores, já que na maioria das fazendas tem cachorros, eles vivem em harmonia juntos, muitas vezes as ovelhas nem fogem, e acabam sucumbindo ao ataque.

Não existe uma solução fácil e pragmática para essa problemática, na Bahia as autoridades estão se reunido, e fazendo um trabalho visando uma solução, acreditamos que parte da solução vem com informação através de educação dos proprietários dos cães, também se faz necessário recolhimento dos cães errantes e sem donos, para que eles sejam retirados de circulação, mas isso tudo passa por vários problemas sociais.

O problema é muito grande, mas estamos vendo muita movimentação nas redes sociais, e as autoridades estão se movimentado para trazer um solução mais palpável e quem sabe permanente para esses casos. Vale ressaltar que hoje ninguém consegue uma solução que sane o prejuízo das ovelhas mortas e feridas. Na região de vocês tem problema de ataque de cães ?

Compartilhe esse conteúdo